quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Salada de Feijão frade com Espuma de Atum e Diospiro

Vim a descobrir que apesar de gostar muito de partilhar as minhas descobertas, as minhas experiências e os meus gostos é difícil vir aqui escreve-las de um modo mais "escrito". Leia-se mais formal.

Esta foi uma receita que a fiz duas vezes. Uma primeira, de protótipo, de sabores simples, e uma segunda que ganhou a forma final. Também é de referir que foi a primeira vez que usei o meu sifão e a espuma de atum não é bem de atum... É a espuma feita com o sifão da redução do caldo da cozedura. Passo a explicar:

Primeiro é necessário feijão frade cozido. Eu usei o já cozido de compra. É necessário escorre-lo bem, e por isso deixa-se a escorrer depois de o ter lavado umas quantas vezes durante o resto da preparação. Numa frigideira um pouco de azeite, e friso (talvez quanto a gosto pessoal) que não deve ser frutado (não gosto do cheiro a cozinha-lo, sem falar do sabor residual posterior). Natas, e um pouco de polpa de tomate, para dar cor e um sabor de fundo. Atum, cogumelos laminados, espinafres cozidos, e nozes partidinhas com as mãos. Eu utilizei um pouco do caldo da cozedura dos espinafres na frigideira em conjunto com o azeite, e deixei o azeite aquecer. Mexendo a frigideira e com uma colher ir mexendo também, esporadicamente. O objectivo é reduzir o caldo. Já no fim de cozinhar adiciona-se alguns cubos de diospiro de roer, e se se quiser um pouco de pimenta, e coa-se para dentro do sifão. Eu num cenário de improvisação, meti um pouco mais de azeite na frigideira, deixando-o fervilhar, e o meti também no sifão. Fecha-se o sifão e para mim bastou uma carga. Abana-se muito bem o sifão, dado também se ter metido o azeite posteriormente. Adiciona-se o preparado escorrido ao feijão e envolve-se.
Para o empratamento dispõe-se da salada de feijão no prato, e por cima a espuma, o diospiro em cubos, e um pouco de pimenta, por esta ordem.

É natural que não é obrigatório o sifão e para isso não se coa o preparado nem se adiciona o azeite final.

Espero que gostem...


O preparado para adicionar ao feijão
Nota: Esta foi a terceira vez que preparei a receita no entanto, esqueci-me das nozes ao lume...

A redução do caldo, proveniente do preparado acima, para a execução da espuma.

Sem comentários: